quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Que nos resta

Às vezes queremos mudar o mundo e esquecemos que devemos começar pelo nosso meio. Nosso lar, nossa família, os amigos mais próximos, o quanto precisam de nós! E o quanto precisamos deles também. Ocupamos nossa mente com o que seremos daqui a cinco, dez anos e esquecemos que o futuro é incerto, que tudo o que temos é o agora. E se amanhã tudo acabar, que fizemos?
Eu vejo como as coisas funcionam, sei que toda cólera ameniza e toda turbulência passa, sei que todos os momentos difíceis são tão passageiros quanto os momentos de felicidade. Mas que nós podemos sim, tomar as rédeas de nossas ações frente aos incidentes da vida. Porque tudo um dia acaba e, independente se acreditamos em vida depois, o que fazemos nessa vida fica marcado, na memória da família, da pessoa amada, para a humanidade, ou nas páginas de um livro. O importante é que saibamos dar a palavra no momento oportuno, dar um abraço ou simplesmente colocar a mão no ombro do amigo e dizer Estou com você. Ou saber fazer aquele silêncio quando o outro está irritado. Saber importunar as pessoas, com carinho, com elogios, com palavras doces, com boas ações.
Nada pode pagar aquela sensação de sintonia com a família, de estar na mesma onda que seus amigos, aquela sensibilidade, aquela capacidade de ver, interpretar e saber agir com todos. O reunir-se na sala, na mesa para jantar e comentar assuntos supérfluos e engraçados do dia. Falar sobre a cena de um filme, o andar esquisito do cara no banco, do carro que pensa em comprar, coisas absolutamente banais mas que fazem de um momento simplório uma lembrança de felicidade. E por tudo isso vejo como é importante largar mão de aspirações altivas e daquela convicção de se fechar para crescer. A vida é como é, tantos atrapalhos, enroscos, mas tantos bons momentos, tanta leveza e suavidade nos dias de paz.
E assim andamos, que diremos agora do futuro não sei, mas se existir um futuro, falaremos nele muito bem do passado. Um passado vivido com encantos de uma vida livre, boa e saudável. Nada de prepotências, vamos é curtir essa vida com o amor que nela existe. E sendo sempre bons, da melhor maneira possível. Vamos aproveitar o agora que nos resta com essa alegria dentro dos nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário