quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Salvação

O que será que aconteceu com o Saramago? Ele não posta mais... Deve andar doente a figura, ou vai ver já não se importa tanto com a humanidade - pouco provável, mas é uma possibilidade. Muitos sabem: Saramago é ateu, comunista. Não ateu necessariamente por ser comunista. João Pedro Stédile, diretor do MST, ativista que luta pelos trabalhadores brasileiros desde 79 diz que o Marxismo e o Teísmo não se contradizem, antes, se conciliam, o que é verdade. Ora, na URSS os jovens eram não só desestimulados ao sexualismo como eram fortemente reprimidos. Qualquer distração erótica poderia tirar a concentração dos ideais comunistas, e levar os jovens à ociosidade e ao vício. Bem sabemos que o comunismo só pode levar os jovens para o bom caminho.
Mas voltando ao cara que é um dos maiores romancistas vivo, ele abandonou de vez o seu Caderno. Pensei que escreveria algo sobre o Haiti, mas o episódio que se passou lá e ainda se passa parece que não motivou nosso grande escritor a escrever sobre. Deve estar trabalhando em um novo livro.
É incrível como o comunismo faz você se voltar para assuntos nobres, e ainda que um comunista refute a idéia de 'Deus', ele sempre está a seguir uma moral quase cristã. Porque é o vício e o ócio que faz você se distanciar d'Ele. E o comunismo te motiva ao trabalho, ao estudo, à seriedade. E isso faz com que você, inevitavelmente siga uma moral tão rígida, abominando todo e qualquer tipo de distração.
Digo tudo isso, não que eu seja comunista. Apesar de a alguns posts abaixo ter me auto-denominado comunista. Porque a minha vida talvez não esteja paralela aos ideais comunistas. Meu pai e eu temos uma pequena empresa, uma gráfica, somos micro-empreendedores. E claro, corremos o dia todo atrás dos serviços para fazer lucrar nossa empresa - isso não tem nada que ver absolutamente com idéias marxistas. Mas no fundo, existe alguém em mim que consegue enxergar além destas paredes. Alguém que consegue olhar de cima, não minha família, nem minha comunidade, mas o mundo, e para onde está caminhando. Sabemos bem que vai de mal a pior, e a tendência é piorar ainda mais. Não são minhas palavras, mas de nosso Senhor. E mais que isso, sabemos que não é um novo sistema sócio-econômico, ainda menos qualquer dos que já existem que vai salvar a humanidade. Deste mundo nada mais podemos esperar. A salvação é Ele: Cristo.
Interessante como eu viajo por tantas convicções mas no final meus pensamentos sempre convergem para um mesmo ponto: a Graça. Encontrei a Luz, graças ao Bom Deus, agradeço por isso todos os dias. Sei que se não fosse a Sua Infinita Misericórdia eu não estaria agora aqui, falando d'Ele. Poderia estar em tantos lugares sem lembrar que devemos gratidão, mas não, estou aqui, completamente lúcido, com esperança de ir morar um dia com Ele. Que todos vocês possam receber a Graça também, para que juntos preguemos o Evangelho de Cristo, para que todos esqueçam de vez que pode ter um paraíso na terra. Larguem as convicções do mundo, os lucros, o enfado, a canseira dos estudos, do trabalho, e se convertam a Cristo, e O louvem.

- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mat 6:33.

- Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mat 16:25.

Deus nos abençõe.

Um comentário: